Sistema de gestão de frota para motoboy

Sistema de gestão de frota para motoboy

O Sistema de gestão de frotas em uma empresa de motoboy é muito importante para o gerenciamento adequado da empresa e das entregas.

Com um bom sistema de gestão, é possível ter um controle mais eficiente da emrpesa e como consequência uma melhora nos resultados financeiros da empresa de motoboy.

Deve-se levar em conta também que a concorrência entre as empresas de motoboy tem aumentado bastante nos últimos anos e que o uso de novas tecnologias como localização por GPS, uso de aplicativos e integração com a internet, são fatores decisivos para conquistar novos clientes e aumentar o faturamento das empresas de entrega.

De acordo com os especialistas, com um gerenciamento bem estruturado e otimizado, é possível aumentar a receita entre 12% a 20%, entretanto, para isso é necessário um controle efetivo.

E isso não tem como acontecer de forma manual e arcaica, é mais que necessário o uso da tecnologia, nesse contexto é que entra o sistema de gestão de frota para as empresas de motoboy.

Pois, com o sistema é possível, dentre outras coisas:

  • Ter o controle de custos fixos e custos variáveis por moto, por entregador e por rota;
  • Gerenciar as despesas da viagem e as despesas de entrega;
  • Ter o controle de gastos Previstos x Realizados;
  • Fazer o lançamento das despesas pagas e não pagas (combustível, manutenção, pneus etc)
  • Criar comparativos de gastos por entrega e por veículo.

Sendo que essas são apenas algumas das possibilidades, pois um sistema de gestão de frota oferece muito mais.

O sistema de gestão de frota assume o papel que vai muito além de cuidar apenas da frota de motos e da rotina diária.

O sistema permite melhorar o processo e refinar a frota de motos, a fim de aperfeiçoar a eficiência e garantir uma concreta redução de custos.

Com operações mais eficientes e baratas, as motos geram um aumento de satisfação do cliente, criando assim uma vantagem competitiva no mercado.

Entretanto, para atingir este objetivo é necessário a adoção da tecnologia, para assim dar um salto no crescimento da sua empresa.

Adotando o sistema de gestão de frota é possível:

 

Manutençao-motos

Melhorar a Manutenção dos Veículos

Uma frota eficiente de moto, precisa ter ampla disponibilidade, ou seja, deve haver uma moto sempre pronta para atender o cliente, sempre que solicitado.

Se uma moto está quebrada ou com um defeito, a disponibilidade e a eficiência ficam comprometidas.

Isso torna-se mais grave se ocorrer no atendimento de um cliente, pois, este pode ficar comprometido em termos de tempo, segurança e eficiência.

Por isso deve-se ter em mente sempre o investimento em manutenção preventiva, como uma forma de abater custos com consumo e consertos das motos, além de garantir que elas estejam sempre em boas condições de segurança.

Nesse panorama entra o sistema de gestão de frotas, que com dados sólidos, fornece subsídios para uma efetiva e programada manutenção preventiva da frota.

 

economia-combustivel

Economia de Combustível

Embora as motos sejam econômicas, é importante ficar de olho no consumo de combustível, acompanhando de perto os gastos com esse item.

Nessa temática o sistema de gestão de frota, ajuda a otimizar gastos, pois, ele permite gerenciar rotas e fazer rodízio de motos, compondo um panorama mais eficiente e econômico.

 

Rotas Otimizadas

O papel do sistema na gestão da escolha das melhores rotas, faz com que haja uma melhor combinação entre: percurso, segurança e acessibilidade.

Uma rota segura e curta, porém, pouco acessível, haverá uma perda de tempo.

Entretanto, baseado em dados cruzados, com o sistema é possível fazer combinações que tragam melhores resultados, possibilitando uma entrega segura e rápida com o melhor custo benefício.

 

Documentação e Multas

Pouco explorada, a temática sobre documentação e multas assume papel importante quando colocada na ponta do lápis.

Com isso ter tudo centralizado e gerenciado de forma efetiva, trará pouca dor de cabeça.

Por isso, o sistema de gestão de frota para motoboy auxilia na tarefa, mantendo um histórico detalhado e preciso, evitando assim gastos desnecessários com atrasos e irregularidades.

 

Gestão de sinistros

Acompanhar situações de perto, tendo um histórico detalhado de cada sinistro, ajuda na tomada de decisão, pois é possível acompanhar e tomar as medidas cabíveis quando da sua necessidade.

 

Sistema-gestaoConclusão

Diante do exposto fica evidente os benefícios em adotar um sistema de gestão de frota.

Por isso, tenha um planejamento para a implantação do sistema, pois, o custo não é alto e os benefícios compensam cada centavo investido.

Dependendo de como anda a organização de sua empresa, o retorno sobre o investimento ocorre geralmente a curto prazo.

o dia a dia mais competitivo, rapidez e eficiência são um diferencial frente a concorrência.

 

Artigos Relacionados:

8 Vantagens do uso de um software de gestão de frotas

7 Tendências importantes para empresas de entrega e serviços de Motoboy

Vantagens do uso da tecnologia para rastrear e monitorar as suas entregas 

Software Motoboy – O que pode fazer por sua empresa

 

E aí, gostou do artigo? Assine nossos posts.
Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades para você e até a próxima!

2 comentários em “Sistema de gestão de frota para motoboy”

Deixe uma resposta