Rastreador para Moto – Como escolher o melhor ?

O Rastreador para moto é um sistema que tem como base os satélites de GPS, por isso este sistema é também chamado de rastreador GPS para moto.

GPS em inglês “global positioning system” é um sistema que permite a localização de veículos através do uso de sinais de satélites que estão em órbita da terra.

Esta tecnologia revolucionou a forma das pessoas se locomoverem seja por carro, moto, a pé ou até mesmo usando transporte publico.

Muitos aplicativos foram desenvolvidos nos últimos anos com diversas finalidades usando a tecnologia GPS.

Alguns para localização dos veículos, outros visando a segurança contra roubos e até mesmo para auxiliar na busca de rotas e caminhos para chegar em um destino específico.

Hoje em dia, a maior parte das pessoas que tem um celular, tem também um sistema de rastreamento por GPS incorporado no aparelho, que pode auxiliar em varias atividades onde a informação da localização se faz necessária.

No caso específico de RASTREADOR PARA MOTOS, é importante ter em mente qual a finalidade que você procura no rastreador, se o seu objetivo é melhorar a segurança de sua moto ou se é para localizar as motos de uma frota para mandar serviços de entrega.

Vamos abordar neste artigo os diversos sistemas disponíveis usados no rastreamento de motos, as vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas e como você deve proceder para determinar qual o melhor sistema para a sua moto ou para a sua empresa de entrega.

Antes de qualquer coisa, vamos entender um pouco mais, como funciona esta tecnologia.

 

GPS para moto

Rastreamento para moto por GPS

Localização por GPS é a tecnologia mais usada para localizar veículos em geral. Trata-se de um receptor de rádio que recebe a informação de vários satélites que estão na órbita da terra e que através do processamento do sinal recebido destes satélites é possível definir a locação do veículo ou da moto.

A precisão da localização é muito boa, dependendo do sinal disponível do satélite a precisão pode chegar até na ordem de 50 cm.

Normalmente a precisão em condições normais é de um a cinco metros.

Outra coisa que poucas pessoas comentam é que o sinal do satélite é um sinal muito fraco, levando em conta que o satélite tem limitações de potência de transmissão, porque normalmente é alimentado por energia solar, ou seja uma energia limitada ao tamanho das células solares.

Além disso o satélite GPS está muito longe da superfície da terra e portanto o sinal chega por aqui muito baixo.

Muitas coisas podem prejudicar o recebimento do sinal.

Prédios é um dos obstáculos mais comum. Se você estiver em uma rua com prédios muito altos dos dois lados da rua, provavelmente você vai ter um sinal de satélite muito baixo, o que vai prejudicar a leitura da posição de onde você está e em alguns casos até impedir que o seu dispositivo funcione.

Dentro de prédios também o sinal é prejudicado. É comum que dentro de garagens os rastreadores de moto não funcionem, não fique preocupado com isso é normal.

Outra coisa que prejudica o funcionamento dos rastreadores de moto é a condição do tempo.

Isso mesmo, em dias nublados com muitas nuvens o sinal do satélite vai ter dificuldades de chegar até a sua moto, em alguns casos quando o tempo está muito fechado e com trovoadas o rastreador de moto pode até mesmo parar de funcionar.

Mesmo com todas as dificuldades do rastreamento para moto por GPS, este é o sistema mais comum e mais popular usado atualmente.

 

Rastreamento para moto por A-GPS

O sistema de rastreamento por A-GPS é praticamente igual ao sistema GPS, porem recebe um sinal adicional que ajuda na precisão e na velocidade de leitura da posição a ser lida. A letra A, significa “Assistido”.

Ou seja é um sistema GPS com a assistência de um sinal adicional fornecido pelas empresas de telefonia celular.

O sinal de celular normalmente é recebido pelo A-GPS proveniente de várias torres de celular em diversos lugares diferentes. Através da triangulação destes sinais o dispositivo tem uma ajuda adicional para definir a posição do dispositivo, da moto ou do carro.

Desta forma o rastreador de moto vai trabalhar com maior precisão e também facilita a localização quando o sinal dos satélites é muito baixo.

Com esta ajuda adicional é possível fazer uma leitura mais rápida e mais precisa da posição do veiculo, da moto ou da posição do aparelho celular em uso.

 

Rastreamento para moto por CLONASS

O sistema de rastreamento CLONASS é praticamente igual ao sistema GPS que conhecemos, porem este sistema usa satélites russos. Foi desenvolvido por motivos militares.

Hoje o sistema russo é muito usado como alternativa do sistema de GPS tradicional colocados em órbita pelos Americanos.

A eficácia do sistema CLONASS é praticamente a mesma do sistema GPS americano. Então você deve estar se perguntando, para que serve este sistema Russo então se já existe o GPS tradicional, também conhecido como NAVSTAR?

A resposta é que com os dois sistemas trabalhando em conjunto é possível melhorar a precisão na localização e também é uma alternativa técnica no caso da retirada de orbita dos satélites do sistema NAVSTAR.

Estamos falando de uma tecnologia desenvolvida para a guerra nos meados de 1973 e que ficou disponível para uso civil somente em 1980.

Portanto é uma tecnologia antiga que mais cedo ou mais tarde vai deixar de existir.

As vezes nos perguntamos como era possível a alguns anos atrás se locomover sem o uso de GPS?

Pois é, naquela época não fazia falta nenhuma. Porém hoje se tirarem estes satélites do ar vai ser um grande problema para todos nós. Ficamos dependentes deles para a locomoção de veículos e para a localização de pessoas e objetos.

 

Moto-rastreamento

Como Rastrear uma moto

Para que o rastreamento de uma moto seja possível é necessário colocar um dispositivo GPS na moto para definir a posição do veículo.

Através do receptor de GPS instalado normalmente em baixo do banco do piloto é possível determinar a posição da moto.

A informação da posição da moto está ali, na moto.

Como mandar esta informação para alguém que está em outro lugar?

Aí entra a necessidade de se ter um meio de comunicação entre a moto e o local onde se deseja saber a posição da moto.

Normalmente este meio de comunicação é um transmissor de telefonia celular. Portanto o sistema de rastreamento de moto é composto de um receptor GPS e um telefone celular incorporado, com a finalidade de mandar a posição da moto para uma central ou posicionar a moto em um mapa.

A informação que se recebe é um número ou um código que representa uma latitude e longitude onde a moto se encontra, são dois números que para as pessoas normais não quer dizer nada.

Por isso é importante colocar esta informação em um mapa, onde podemos visualizar a posição da moto.

Na verdade estamos falando de várias tecnologias que trabalham juntas. O localizador de GPS, o transmissor do sinal do GPS, o mapa e a internet.

Estas tecnologias trabalham de forma tão integradas que nós nem temos ideia de quantas coisas estão acontecendo quando visualizamos um carrinho ou uma moto se movendo em um mapa.

 

Por que você precisa de um rastreamento para moto

O rastreador de moto tem várias funcionalidades, dependendo do motivo que você está procurando o rastreador de moto, o tipo do rastreador é diferente.

Destacamos aqui os dois motivos principais, que fazem as pessoas procurarem um rastreador de moto.

 

rastreador-moto

Rastreamento para moto para proteção contra roubo e furto

Neste caso, é importante que o dispositivo seja pequeno e que esteja escondido na moto, para que o ladrão não possa desativa-lo quando abordar a sua moto.

Existem vários fabricantes de dispositivos e várias formas de se instalar o dispositivo para que no caso de roubo ou furto da moto o ladrão não retire o dispositivo da moto e desta forma não será possível rastrear a moto.

O mercado livre apresenta várias opções de dispositivo, mas lembre-se que o dispositivo é uma parte do sistema. O ideal é você ter um bom sistema de acompanhamento e monitoramento caso a sua moto seja roubada.

Além disso a qualidade da instalação é vital para o sucesso da recuperação da moto em caso de roubo e para evitar problemas elétricos na sua moto no uso do dia a dia.

O alto valor de seguros das motos, muitas vezes inviabilizam sua contratação, portanto uma forma eficiente de proteger a sua moto é instalar um dispositivo na moto e contratar um serviço de qualidade para o monitoramento.

A empresa Intersept fornece um rastreador de alta confiabilidade com monitoramento remoto e com a possibilidade de acesso ao sistema pelo próprio usuário através de um smartphone e/ou computador.

 

localizador frota moto

Rastreamento para moto para localização de motoboys

Outro uso muito comum do rastreador de moto, é para localizar as motos de uma frota de motos.

Aqui entra o sistema de monitoramento de motoboys.

 

Empresas de motoboy precisam saber onde estão os seus entregadores e para isso precisam rastrear as suas motos.

Muitas empresas instalam rastreadores nas motos com esta finalidade, mas na verdade este dinheiro poderia ser melhor utilizados, pois não é preciso ter um rastreador na moto para rastrear uma frota de motoboys.

Isso mesmo, você não precisa de rastreadores na moto.

Quase 100% do tempo o motoboy está próximo da moto, portanto uma forma econômica de saber onde a moto está é rastrear o motoboy.

Neste caso, você não precisa instalar nenhum dispositivo na moto.

O motoboy pode ser rastreado através de seu telefone celular. Neste caso não é necessário o uso de rastreador na moto.

Neste caso, um aplicativo é instalado no celular do motoboy.

Este aplicativo manda a posição do motoboy para um software que coloca o motoboy em um mapa.

Normalmente estes aplicativos fazem parte de um sistema maior, chamado Software Motoboy ou Aplicativo Motoboy.

Através deste software, além de localizar os motoboys é possível agilizar vários processos dentro de uma empresa de motoboy.

Por exemplo, pode-se mandar os serviços automaticamente para o motoboy mais próximo que está disponível, ou pode-se rastrear uma entrega.

Um cliente pode saber exatamente onde está a sua entrega através da internet e com isso a logística de uma empresa de motoboy fica muito mais eficiente. Esta aplicação é muito comum quando a empresa de motoboy trabalha com e-commerce.

Com o aplicativo Motoboy também é possível se comunicar com o motoboy de forma rápida e objetiva e todas as mensagens por vós ou texto ficam gravadas no sistema, o que facilita muito para esclarecer mal entendidos.

Se você está procurando uma forma de rastrear os motoboys de sua empresa, veja outras Vantagens do uso da Tecnologia para Rastrear e monitorar as suas entregas. 

 

E aí, gostou do artigo? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades para você e até a próxima!

 

 

2 comentários em “Rastreador para Moto – Como escolher o melhor ?”

Deixe uma resposta