Quando a entrega rápida não é tão rápida

Entrega rápida, é possivel?

 

A entrega rápida tem de ser feita.

Quem contrata um serviço de motofrete está esperando uma entrega rápida – afinal, foi por isso que o cliente optou por tal serviço.

No entanto, a insatisfação de muitos clientes com a demora no recebimento da mercadoria ainda é muito grande e frequente.

Uma empresa que deseja conquistar e fidelizar os seus clientes e ainda atrair novas parcerias precisa encontrar maneiras de driblar tais acontecimentos e oferecer um serviço rápido de verdade, com o mínimo de falhas e o máximo de previsibilidade.

 

Por que a entrega rápida as vezes demora tanto?

O panfleto apresenta a frase “Entrega rápida”, mas a realidade pode ser bem diferente.

Por que será que isso acontece? Bem, existem muitos motivos que fazem com que uma entrega demore mais do que o estipulado pela empresa.

Muitos destes motivos são facilmente evitáveis, enquanto outros não.

Mesmo que um motoboy tome todas as precauções nas ruas ele pode ser vítima de um condutor imprudente ou precisar desviar o caminho por conta de uma obstrução na via ou devido ao transito.

No entanto, há aqueles casos em que a empresa de motoboy aceita mais encomendas do que suporta para não perder o cliente.

Se isso acontece, no final acaba perdendo o cliente porque não conseguiu cumprir justamente o que prometia.

Ou ainda, a entrega atrasou porque a moto deu problema, faltou gasolina ou a empresa simplesmente forneceu um prazo ao cliente que era impossível cumprir. Ou talvez teve que repor o estoque em cima da hora para preparar o pedido.

Este e outros motivos fazem parte da lista do que pode ser evitado através de um bom planejamento, manutenção do veículo, reconhecimento dos limites da empresa e honestidade com o cliente.

 

Como fazer a entrega no tempo certo?

Um bom atendimento é essencial na relação entre cliente e fornecedor. É disso que depende a permanência do cliente com a sua empresa e com o tempo somente com honestidade e clareza nos prazos de entrega é possível fidelizar o cliente.

Quem experimentou uma demora de horas por algo que deveria ter chegado em 30 minutos não fará mais negócio com tal empresa em outra oportunidade.

Ela irá recorrer à concorrência e ainda falará mal da empresa a quem puder.

Confira a seguir algumas dicas de como evitar demora na entrega do seu motoboy e conquistar a confiança dos clientes.

 

Dê um prazo com uma margem de segurança

Se você crê que precisará de 30 minutos para a entrega de uma mercadoria, estipule para o cliente 10 minutos a mais, ou seja, 40 minutos.

Assim, você ganha mais espaço para possíveis surpresas.

É importantíssimo não prometer aquilo que não se pode cumprir.  Se o cliente notar que você entregou a mercadoria com 10 minutos de antecedência, ele vai sentir a honestidade. Vai sentir tambem a forma proativa de trabalho de sua empresa de entrega.

Além de deixar o cliente satisfeito, você não vai colocar em risco a vida do seu motoboy que terá que correr para garantir a entrega e talvez ainda atrasar.

 

Evite atrasos desnecessários

Planeje o que for possível para minimizar os atrasos.

Tenha um bom estoque de material, se for o caso. Verifique a disponibilidade do motoboy e do que foi solicitado, seja realista quanto aos pedidos em grande quantidade, analise o histórico de tempo necessário para as entregas semelhantes nas mesmas regiões e horários do pedido em questão.

Assim você foca apenas nos imprevistos que fugirem do seu planejamento, não irrita os seus clientes por erros primários e ainda demonstra total compreensão e controle sobre o seu negócio.

 

Avise o cliente sobre o atraso antes que ele reclame

Se você sabe que a entrega vai atrasar por algum motivo, avise o cliente.

Ele tem o direito de saber e se sentirá valorizado. Uma atitude simples e fácil estreita a relação e mostra o seu empenho em cuidar bem do seu público.

 

Use um sistema de entrega para motoboys

Utilizar um sistema de entrega para motoboys é uma alternativa que facilita você localizar a encomenda, se comunicar com o motoboy de maneira rápida e eficiente e dar uma satisfação ao cliente diante de alguma anormalidade naquela região onde o motoboy se encontra.

Até o próprio cliente pode fazer o acompanhamento da mercadoria em tempo real mediante dados enviados pela empresa responsável pelos serviços do motoboy via internet ou avisos através de e-mails automáticos ou manuais.

 

Saiba que horas a entrega foi efetuada

Uma praticidade que também faz parte de um sistema de gestão de frota, que facilita a interação com o cliente, otimiza a entrega e os resultados é você saber exatamente a hora que a entrega foi feita. Isso também é possível se você usar um sistema de entrega para empresas de motoboy.

Neste caso, quando o motoboy estiver próximo ao cliente o GPS do seu celular já avisa o sistema que a mercadoria está “praticamente entregue”, possibilitando avisar o cliente e facilitando o levantamento do tempo que foi necessário para a entrega daquela encomenda.

A partir daí é possível mensurar o tempo gasto pelo motoboy, prever novos roteiros, pensar em rotas alternativas e estabelecer prazos dentro da realidade do lugar e da empresa, deixando o cliente satisfeito.

Realizar uma entrega rápida é valorizar o cliente e reconhecer a importância que ele tem para a empresa.

Empresas que oferecem serviços de motoboy devem estar atentas a esta necessidade para não perder clientes, mas sim fidelizá-los.

 

Artigos Relacionados:
7 Tendências importantes para empresas de entrega e serviços de Motoboy
Por que a sua empresa de motoboy precisa de um website?

E aí, gostou do artigo? Assine nossos posts.
Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades para você e até a próxima!

2 comentários em “Quando a entrega rápida não é tão rápida”

Deixe uma resposta