Manutenção de Motos e os Motoboys

A Manutenção da Moto é muito importante para o Motoboy

 

É importante que todo profissional motoboy esteja ciente da importância que a manutenção preventiva da sua moto tem para a prestação de seus serviços.

Não somente por ser o meio pelo qual ele trabalha, mas também para evitar gastos desnecessários em momentos que você não está prevenido.

A segurança do motoboy também está envolvida, manter a sua moto em boas condições de manutenção é fundamental para a sua segurança.

Estes dois pontos são apenas um detalhe entre outros, que mostram as vantagens que a manutenção preventiva é para o profissional motoboy bem como para o cliente e empresa de motoboy.

Por isso é importante que todo motoboy leia este artigo com atenção.

Afinal, aqui separamos alguns dos motivos pelos quais a prevenção é melhor que a manutenção corretiva para o seu meio de transporte e trabalho. Por isso, leia este artigo e saiba mais!

 

moto_lubrificação

Pontos pelos quais a manutenção preventiva é importante para o motoboy

Neste artigo especialmente direcionado para os motoboys, iremos abordar alguns dos fatores mais importantes que fazem com que seja imprescindível fazer a manutenções preventivas nas suas motos.

Lembre-se que estes são os principais pontos a serem observados, porem aconselhamos ler o manual do proprietário do fabricante para instruções mais especificas para o modelo da sua moto.

Custo de Manutenção

Embora seja encarado como um “gasto” extra e desnecessário, a manutenção da moto é uma maneira de evitar que você tenha gastos maiores com a sua motocicleta.

Trocar peças que estejam precisando de atenção antes que elas venham a falhar é melhor que trocar todo um sistema – ou, pior, problemas que venham a comprometer a funcionalidade de sua motocicleta.

E, com isso, gerar custos bem maiores.

 

Preveção

Como não poderia deixar de ser, a prevenção está no próprio nome do tipo de serviço, ou seja “manutenção preventiva”.

O motoboy que opta por não fazer as manutenções pode ser pego desprevenido, por exemplo em meio a um serviço de moto-entrega.

 

Imagem do Profissional

 Outro ponto que conta bastante ao profissional é a imagem que ele transmite com um veículo bem cuidado e sem aparentes problemas é muito positiva.

A manutenção da moto, além de ser um fator de economia e segurança é também um cartão de visitas do motoboy.

Não apenas para as empresas, mas também para os clientes das empresas sempre vão associar um bom profissional com a aparência e bom estado de seu instrumento de trabalho, ou seja a sua moto.

 

Valorização no mercado

 As empresas que têm profissionais que fazem a manutenção da sua moto de maneira adequada, tendem a valorizá-los mais do que aqueles que não estão preocupados com este assunto.

Além disso, sabe que em qualquer momento a moto estará apta a fazer uma entrega, pois as suas manutenções estarão em dias.

O cuidado com a moto valoriza o motoboy junto às empresas que trabalham com moto-entrega, o que garante sempre a disponibilidade maior de serviços para estes profissionais.

 

Influência com o cliente final

 Uma das únicas formas de contato com as empresas, em geral, é o motoboy e sua moto. Assim, o cliente tenderá a enxergar melhor o profissional e a empresa que presta esse serviço, se o motoboy valoriza a manutenção da moto.

Assim, a confiança no tipo de serviço prestado pode aumentar ou diminuir conforme a credibilidade que é passada junto aos clientes.

 

moto_manutenção

O que deve ser analisado?

 Se a sua moto não está dentro da garantia de fábrica você pode observar alguns pontos que são dignos de atenção.

 

 

 

 

 

  • Os pneus e as rodas.

Semanalmente ou de maneira quinzenal, cheque o seu estado. Observando sempre se não existem objetos perfurantes presos nele.

Calibrar os seus pneus também está entre essas checagens. Como o motoboy trabalha com um peso extra, o consumo dos pneus tende a aumentar. Mantenha-os, então, sempre cheios.

 

  • Lubrificação das correntes

As correntes devem estar sempre lubrificadas (a cada semana) para que você possa conservá-la por mais tempo. Assim como a regulagem da pressão da correia.

  • Lanternas e Sinalizações

As luzes também devem ser checadas com periodicidade. Até porque, além da segurança, a visibilidade da moto depende totalmente desses itens.

A troca de lâmpadas, que não as do farol, podem ser feitas em casa mesmo e rapidamente.

  • Lubrificão dos cabos

Cabos e comandos devem utilizar óleo fino a cada 30 dias – principalmente os cabos de embreagem. Esse tipo de manutenção reduz o atrito e o desgaste.

  • Combustível

Por fim, a gasolina e o óleo da moto.

A primeira é utilizar gasolina de qualidade e, com relação ao óleo, ele deve ser conferido uma vez por semana, pelo menos.

  • Limpeza

Lembre-se de lavar a sua moto uma vez por semana, ou em caso de pegar ruas com lama ou estradas com poeira, fazer uma limpeza rápida após o serviço.

 

Veja links interessantes sobre o assunto:

 

Os itens essenciais que você precisa analisar ao fazer a manutenção preventiva da sua moto.

Saiba como fazer a manutenção da moto em casa

 

E aí, gostou do artigo? Assine nossos posts.
Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades para você e até a próxima!

Deixe uma resposta