Assaltos aos entregadores: O que fazer para evitar prejuízos ?

Veja o que é possível fazer para prevenir roubos de carga e evitar prejuízos.

Os roubos de cargas e veículos tem se tornado cada vez mais frequentes nesses últimos meses.
Para evitar e diminuir o prejuízo causado pelos criminosos, diversas empresas têm adotado técnicas das mais variadas, algumas optam pela tecnologia colocando rastreadores, e sistemas que desligam o veículo caso este saia da rota prevista, outras contratam escoltas armadas para proteger as cargas. Mas por motivos óbvios, uma escolta armada não é viável em entregas feitas por motoboys, então o que fazer?

Treine os motoboys

Treinar sua frota não significa realizar aulas de combate, o principal foco do treinamento deve ser a segurança dos seus entregadores em primeiro lugar, e a segurança da carga posteriormente.
O treinamento deve orientar os motoboys sobre as atitudes que devem tomar para evitar o roubo do veículo e da carga.  
Primeiramente deve-se ter o conhecimento das áreas mais críticas onde roubos e assaltos são frequentes, tendo isso em mente, pode-se trabalhar com rotas mais seguras diminuindo a chance de assalto. 
Os profissionais também devem estar atentos a falsas blitz, que tem se tornado moda entre os criminosos, além disso, também é importante evitar dizer a pessoas estranhas sobre a rota que fazem, não tomar atalhos para realizar entregas mais rapidamente, se manter atento e avisar a central caso algum veículo suspeito o esteja seguindo. 

Mude as rotas periodicamente

Uma excelente ideia e que não é problema algum para os motoboys é alterar as rotas periodicamente, isso tornará as motos menos vulneráveis para os assaltantes, uma vez que eles analisam a rota dos veículos e sua segurança antes de cometer o assalto. Também é importante que os locais para abastecer os veículos sejam alterados com frequência. 

Invista na tecnologia

Por mais que algumas medidas tomadas pelos motoboys evitem assaltos, a tecnologia ainda é a melhor opção para diminuir roubos de veículos e perda das cargas. Vários sistemas de vigilância via satélite estão sendo implantados em veículos diversos, isso permite que os veículos sejam acompanhados durante toda sua rota e até mesmo desligar os veículos em casos de roubo, logo, podemos dizer que a implementação desta tecnologia é a melhor opção para minimizar as perdas dos veículos.

Use câmeras

Distribua câmeras pela empresa, e na base dos motoboys, para registrar a entrada e saída, os horários de início e término de cada serviço, permitindo o conhecimento em tempo real de qualquer movimentação suspeita. Pois a demanda de entrada e saída dos motoboys com carga, podem despertar curiosidade dos criminosos e acabar sendo um chamariz para o assalto.

Rastreador GPS


O rastreador via GPS permite acompanhar a trajetória do veículo, assim como sua velocidade e distância percorrida, fornecendo dados importantes para a o gestor organizar melhor o posicionamento da frota e aumentar a segurança. 
Este sistema pode ser implementado com o uso de tablets, smartphones, computadores e sua vigilância é feita via satélite.

Com o ConnectLog, você tem acesso ao monitoramento da sua frota em tempo real, com alta precisão através do aplicativo no smartphone do seu entregador. Você saberá onde está cada um de forma rápida e simples, no mapa da tela de monitoramento do ConnectLog. 
Além de consultar trajetos anteriores, horários, datas, etc.  

É ideal ter um controle logístico, para ter conhecimento da rota de cada entregador, como uma medida de segurança sobre o trabalho deles. 

A cada nova tecnologia e novos procedimentos de segurança que você usar, vai diminuir o risco de roubos e assaltos. Cabe ao gestor escolher entre as diversas opções no mercado para aumentar a segurança de sua frota e aumentar ainda mais a autonomia. 

Entre em contato conosco, para saber mais sobre o monitoramento e rastreamento do ConnectLog. 

2 comentários em “Assaltos aos entregadores: O que fazer para evitar prejuízos ?”

Deixe uma resposta