5 Maneiras de encarar a concorrência em Serviço de Motoboy

5 Maneiras de encarar a concorrência em Serviço de Motoboy

A concorrência em qualquer área é sempre um “problema”, mas a concorrência em Serviço de Motoboy é, em especial, uma das mais acirradas – principalmente porque nas grandes cidades onde esse é um serviço muito comum, existem várias empresas com o mesmo objetivo, conquistar o cliente cada dia mais exigente.

São muitas empresas disputando o mesmo espaço, por isso é preciso estar atento para encarar a concorrência.

Além do que, um dos principais meios pelos quais as empresas buscam angariar novos clientes é através do preço.

E, como qualquer empreendedor deve saber, o preço não pode ser o principal meio de atração de clientes.

Então, é preciso buscar novas formas de se destacar no mercado e se tornar referência em sua área de atuação.

É preciso conhecer o nível da prestação de serviços de seus concorrentes – e a partir disso buscar seu próprio diferencial.

Por isso, hoje trouxemos 5 maneiras de encarar a concorrência em serviços de motoboy. Se você quer saber quais são essas dicas, continue a ler este artigo e descubra!

 

Serviço de Motoboy: Os principais deferenciais

É comum acreditar que para ganhar a concorrência, é só ter o melhor preço.

Isso não é verdade, para se destacar no mercado e conquistar os clientes, tem muito mais do que apenas o preço para se preocupar.

Para que o preço tenha um limite entre o justo e o que pode lhe causar prejuízos, é importante estar atento ao preço que você cobra dos clientes e o nível de serviço oferecido, bem como quais são os seus custos.

Assim, busque entender como os seus concorrentes encontraram maneiras de diminuir os seus valores. Será que eles sabem o que estão fazendo?

Esse diferencial pode ter sido encontrado pelo fato de um concorrente ter custos menores e portanto tendo mais condições de diminuir o seu preço para o cliente.

A outra possibilidade é que o seu concorrente esteja sacrificando o seu lucro simplesmente para obter mais clientes – e dessa maneira, pode ser que o sucesso atual se deva a um erro amador de empreendedores.

Além do melhor preço o seu cliente está preocupado com o nível do serviço e o que você pode oferecer para atender melhor as necessidades dele.

Assim, tendo esses pontos levados em consideração, vamos às 5 dicas que podem ajudar você a encarar a concorrência em serviço de motoboy em empresas do mesmo ramo:

 

Analise Custo

  1. Conheça o seu custo e a sua margem de lucro

A melhor forma de se encontrar uma brecha para uma diminuição de valor é através de um conhecimento profundo de seus serviços e produtos.

Saiba quanto os seus serviços estão te produzindo de lucro, pondo todos os números na ponta do lápis.

Assim, técnicas como a Curva ABC de serviços podem ser úteis para definir quais são os custos mais importantes a serem considerados.

 

Nesta técnica a faixa A referem-se aos custos principais de seu negócio que pode representar mais de 50% do custo total, B seria o custo médio e C os custos menos importantes.

Se você quiser se aprofundar no assunto, veja o artigo “Engenharia de custos”.

Sabendo o seu custo, calcule a margem de seus produtos e serviços e saiba qual a margem e contribuição de cada serviço prestado.

 

  1. Reduza os seus custos

Uma das razões pelas quais o seu negócio pode estar perdendo espaço para a concorrência deve decorrer da relação com os seus fornecedores.

Assim, procurar outros fornecedores e saber negociar valores é uma habilidade que poucos empreendedores têm – e esse pode ser o seu diferencial.

Dessa maneira você pode encontrar os melhores preços não apenas na compra de mercadorias como também no fornecimento dos serviços, entre estes serviços, o principal é a prestação de serviço do motoboy.

Você tem os profissionais certos ao valor honesto e correto a ser pago?

Outros custos indiretos também são importantes, como custos de energia, aluguel e despesas gerais.

 

  1. Procure nichos promissores

Existem nichos que precisam ser melhor especulados e que não estão sendo atendidos.

Ser o primeiro (ou um dos primeiros) a explorá-lo pode dar ao seu negócio uma boa margem de lucro com pouca concorrência.

Outra forma de reduzir custos é melhorar a eficiência da empresa e melhorar o fuxo de informação entre as pessoas envolvidas.

Neste assunto, é fundamental você ter uma ferramenta de trabalho que te ajude a fazer o trabalho de melhor forma possível, o nome desta ferramenta é um software de gestão de frotas, ou mais conhecido como “Software Motoboy”.

 

  1. Não perca seus clientes para o concorrente

Capacitar os seus colaboradores e motoboys para ter em mente um serviço diferenciado é essencial para que você crie um diferencial para que você não perca clientes para a sua concorrência.

Prestar um serviço rápido é fundamental, por isso é importante otimizar o tempo gasto em atividades auxiliares, como definição de qual motoboy vai atender a qual serviço e trabalhos rotineiros como fechamento financeiro todo final de mês.

Neste aspecto, veja as vantagens do uso de um Software de Gestao de Frotas”.

 

Concorrencia Motoboy

  1. Use a concorrência a seu favor

Uma das melhores informações que a concorrência pode oferecer para você é o modo como ela presta os seus serviços de logística.

Pesquisando como o seu concorrente atua junto ao mercado, você vai poder determinar quais os pontos fortes e fracos da concorrência.

A sugestão é pegar os seus três principais concorrentes e colocar em uma tabela que indique os cinco pontos mais fortes e os cinco pontos mais fracos de cada um deles.

Com estas informações, você vai poder trabalhar no sentido de melhorar ainda mais os pontos fortes da sua empresa frete a concorrência e evitar os pontos fracos.

Analise como se você fosse o cliente, e o que você gostaria que uma empresa que presta o serviço de motoboy fizesse.

Temos certeza de que se você fizer uma analise sincera da concorrência, você vai poder melhorar os seus serviços e desta forma conquistar mais clientes.

 

Artigos Relacionados:

8 Vantagens do uso de um software de gestão de frotas

7 Tendências importantes para empresas de entrega e serviços de Motoboy

Vantagens do uso da tecnologia para rastrear e monitorar as suas entregas 

Quando a entrega rápida não é tão rápida

E-commerce e as empresas de Motoboy

Software Motoboy – O que pode fazer por sua empresa

 

E aí, gostou do artigo? Assine nossos posts.
Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades para você e até a próxima!

 

 

Deixe uma resposta